Comunicado: ABVP – Associação dos Bloggers de Viagem Portugueses desencoraja associados a participarem em prémios por votação do público

Na sequência do novo prémio Discover the World Travel Awards, criado pela BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa por ocasião da edição 2020 da maior feira de turismo portuguesa, a ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses informa que desaconselha todos os seus associados a participarem em prémios cujos vencedores sejam eleitos por votação do público, em detrimento de eleitos por um júri qualificado.

Entre os vários motivos, destacamos:

• Este tipo de concursos não valoriza a qualidade e o mérito do trabalho dos muitos e bons bloggers de viagem portugueses, no qual se incluem excelentes blogs de menor implementação nas redes sociais e assim sempre afastados do merecido reconhecimento.
  • Ganha muitas vezes quem importuna mais os seus seguidores, ou quem decide investir mais dinheiro em anúncios nas redes sociais para promover o pedido de votos: os bloggers de viagem existem para inspirar os portugueses a viajar, não para lutar, para ‘mendigar’ votos que lhes permitam vencer ou aceder ao próximo nível de qualquer concurso. O objetivo dos promotores deveria ser distinguir os melhores e incentivar todos a produzir conteúdos cada vez mais qualificados e inspiradores, independentemente do tamanho das suas audiências.
  • O modelo dos votos abre a porta a eventuais fraudes, tal como sucedido, mais do que uma vez, no passado, factos que desvirtuam os galardões e apenas contribuem para dividir a comunidade, quando a ABVP trabalha para a unir: a confiança dos bloggers de viagem nos promotores dos prémios – muitos sentiram-se injustiçados com a desclassificação – saiu igualmente deteriorada no passado, o que não beneficia qualquer das partes.
  • A ABVP tem como principais e grandes objetivos estimular a criação de relações éticas e transparentes com os leitores e com o mercado, enquanto promove o desenvolvimento profissional dos seus membros, em todas as vertentes. A transparência e a ética são pilares fundamentais para nós e todo o setor ganha e é valorizado se a estes princípios lhes juntarmos o profissionalismo, seriedade e rigor, sempre aliados à meritocracia.
  • A ABVP nada tem contra uma categoria de popularidade – isso também é um mérito. Contudo, defende que em todas as outras categorias os promotores devem convidar um júri de reconhecido mérito nas diversas áreas, sendo que este assume, naturalmente, a responsabilidade das suas escolhas.
  • A ABVP reitera o seu apreço por galardões que premeiam a qualidade da escrita, da fotografia, do vídeo e da arte de bem contar histórias de viagem – e que, com isso, contribuem para elevar o patamar qualitativo da produção de conteúdos de viagem em Portugal, valorizando todo o setor do turismo.

A ABVP cumpre a 1 de março de 2020 o seu primeiro ano de existência, contando atualmente com 55 blogs associados.

NOTA: Vários dos projetos ganhadores de edições passadas dos Blogger Travel Awards, antecessor do Discover the World Travel Awards – e de outros prémios – já manifestaram a sua indisponibilidade para participar em concursos nestes moldes.

Filipe Morato Gomes

Vive em Matosinhos, Portugal, e é o rosto por detrás do blog Alma de Viajante. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.