PROPOSIÇÕES GERAIS:
– Não utilizar o nome da ABVP nem a sua condição de associado para obter vantagens ou privilégios pessoais.
TRANSPARÊNCIA PARA COM O MERCADO:
1) Informar com clareza e honestidade os números de audiência do blogs., respeitando as métricas usadas no mercado e apresentando sempre a fonte dos dados apresentados;
2) Não usar recursos ilícitos para aumentar a audiência do blogs. ou dos canais do blogs. (e do blogger) nas redes sociais;
3) Praticar preços justos em relação ao mercado, não oferecendo a eventuais anunciantes e patrocinadores valores tão baixos que desvalorizem o trabalho e prejudiquem os outros bloggers;
4) Caso participe em concursos ou prémios para blogs de viagens, não deverá usar qualquer recurso ilícito, fraudulento ou eticamente reprovável para angariar votos.
TRANSPARÊNCIA PARA COM OS LEITORES:
5) Em caso de posts patrocinados, o bloggers deve informar claramente o seu leitor de que se trata de um texto publicado com o apoio da empresa envolvida, seja através de um banner ou em forma de texto (no início ou final do post);
6) Em caso de viagens patrocinadas (blog trips), o bloggers deve igualmente assinalar esse facto nos textos daí resultantes (no início ou no final);
7) Em caso de viagens patrocinadas, o blogger deve deixar claro junto da entidade organizadora, antes do início da ação, que a publicação do material é da exclusiva responsabilidade do blogger, sem interferência externa, e que a mesma estará alinhada com a veracidade das informações e a qualidade das experiências vividas. Ou seja, a postura crítica do blogs. deverá sempre ser respeitada;
8) Em caso de publicação de press releases enviados por assessorias de imprensa ou departamentos de marketing, o blogger deve sinalizar a fonte do material de forma clara, e não se apropriar do texto como se fosse seu;
9) No caso de receber comissões de empresas indicadas no blog (incluindo através de programas de afiliados), o blogger deverá deixar claro para o leitor que isso acontece.
RESPEITO PELOS DIREITOS DE AUTOR:
10) Caso pretenda utilizar fotografias de terceiros, o bloggers deve entrar em contacto com o autor do material e pedir autorização para o uso da imagem;
11) Caso pretenda utilizar textos que não sejam de sua autoria publicados noutros blogs, o bloggers deve usar apenas um breve trecho do material, citar claramente a sua fonte e direcionar a leitura para a página original através de um link “follow”;
12) Caso tenha textos de autores convidados publicados no seu blogs., seja através de guest posts ou outros, a autoria deverá estar claramente indicada, não podendo o bloggers “apropriar-se” dos textos de terceiros.