FAQ's

Eis algumas das perguntas mais frequentes sobre o funcionamento da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

#1 Quais são os objetivos e a forma de atuar da ABVP? 

A ABVP é uma entidade que representa e defende os interesses da classe dos ABVP member bloggers de viagem. Existimos com a missão de valorizar o trabalho do bloggers, capacitar os nossos associados com ferramentas e conhecimentos que potenciem as suas competências, e contribuir para criar uma classe que trabalha dentro de regras claras de ética e de transparência.

Nesse sentido, propomo-nos a: 

  • Apoiar os ABVP member bloggers de viagem nos vários aspetos da sua atividade como produtores de conteúdos digitais (escrita, fotografia, vídeo, redes sociais e aspectos técnicos, entre outros), bem como dotá-los de ferramentas para que o seu lado empreendedor possa ser mais bem-sucedido (modelos de negócio, relação com parceiros e aspetos legais e fiscais, entre outros);
  • Estimular o profissionalismo na classe e valorizar o trabalho do blogger de viagem aos olhos de entidades externas, incluindo os media tradicionais e entidades ligadas ao turismo;
  • Informar e educar o setor do turismo na forma de trabalhar com os blogs de viagem;
  • Promover eventos – ou sermos parceiros dos mesmos – que potenciem a criação de uma rede de trabalho no setor do turismo; 
  • Realizar – ou colaborar com – estudos sobre o setor, divulgando-os junto dos nossos associados.

#2 Quem pode ser sócio?

Todos os portugueses representantes de blogs de viagem que produzam conteúdos próprios sobre viagens. Preferencialmente, em língua portuguesa, mas não exclusivamente nesta. Deve atuar sempre dentro dos valores defendidos no Código de Ética da ABVP.

Podem igualmente associar-se blogs que atuem em nichos específicos no turismo, de que são exemplos clássicos a gastronomia, o turismo de luxo ou os chamados city blogs.

(NOTA: No caso do blogs. ter dois ou mais representantes, apenas um elemento do mesmo tem direito a voto e a integrar os órgãos sociais da ABVP, embora todos possam ser sócios).  

#3 O que é um blogs. de viagem para a ABVP?

A ABVP entende como “blogs. de viagem” um espaço online que reúne relatos pessoais de viagens efetivamente realizadas pelo autor ou pelos seus colaboradores. O conteúdo principal do blogs., em formato texto, deve estar relacionado com essas viagens, independentemente da perspetiva da sua abordagem.

Assim, não se enquadram na definição de “blogs. de viagem” projetos maioritariamente focados em notícias sobre o mercado de turismo ou da aviação, ou ainda de promoções de passagens aéreas ou similares. Da mesma forma, blogs cujo conteúdo seja uma reedição de informações pesquisadas na internet ou retiradas de brochuras  turísticas não são considerados blogs de viagem.

#4 Preciso de pagar para fazer parte da ABVP?

Sim. Como em qualquer associação, todos os membros devem pagar uma anuidade. No primeiro ano da associação, esse valor foi fixado em 60€. As receitas não são para pagar salários – toda a estrutura diretiva contribui com o seu tempo, voluntário, além das quotas -, mas para assegurar o normal funcionamento administrativo da instituição. Ajudará ainda ao cumprimento de um plano de atividades para os associados, bem como para ações de marketing.

#5 Por que é necessário pagar uma anuidade?

Todas as associações devem ser constituídas juridicamente, tal como acontece com a ABVP. Além dos custos a isso implícitos, o projeto associativo tem despesas funcionais mensais idênticas a uma empresa, nomeadamente com comunicações, contabilista, site e sua manutenção, advogado, entre outros. 

Além disso, quantos mais recursos financeiros a ABVP dispuser, maior será a capacidade para, por exemplo, proporcionar workshops gratuitos ou a preços reduzidos aos seus associados.

#6 Como é o processo de avaliação e aprovação do blog associado?

A ABVP privilegia um método qualitativo de análise. Traduzindo, mais relevante do que o número de posts, de visitas únicas ou de page views, damos maior ênfase à qualidade do conteúdo produzido e à forma de relacionamento com os leitores e mercado. Assim, serão analisadas as seguintes características:

  • Relevância do conteúdo: um blogs. que publica relatos pessoais de viagens ou dicas úteis para o leitor será considerado relevante. Ao invés, um que reproduza press releases e recicle textos pesquisados na internet ou em brochuras de divulgação de destinos é considerado não-relevante.
  • Qualidade do texto: entendemos como fundamental o bom uso da língua portuguesa – nos casos em que o blogger publica em Português (como é sabido, a ABVP privilegia blogs em português, mas não exclui criadores de conteúdos portugueses que se exprimam num outro idioma) -, pelo que é fundamental que o bloggers trate bem a língua portuguesa.
  • Ética para com os leitores: é fundamental que o blogger seja transparente com os leitores, indicando claramente sempre que um post é patrocinado ou escrito com o apoio de terceiros. Blogs que apostem essencialmente em publieditoriais não serão aceites.
  • Ética para com o mercado: um blogs. que copie conteúdo – textos, fotografias ou outros conteúdos – de outros projetos é considerado como tendo atitude não ética.

#7 Eu faço publieditoriais e viagens patrocinadas. Posso ser sócio?

Sim. A ABVP não é contra viagens ou posts patrocinados, desde que isso fique claro para o leitor (seja no início ou no fim do artigo). Para mais informações, leia atentamente o nosso Code of Ethics.

#8 Eu “só” faço viagens patrocinadas e/ou publico maioritariamente press releases enviados por assessorias de imprensa ou departamentos de marketing. Posso ser sócio?

Não. Nada contra press releases e outros conteúdos informativos, mas a ABVP entende que um blogs. de viagens deve partilhar, essencialmente, experiências pessoais, autênticas e originais.

#9 Não pretendo ganhar dinheiro com o meu blogs., mas gostaria de me associar. Posso?

Sim. Respeitamos a decisão de cada associado quanto ao modelo de negócio a seguir (que pode naturalmente nem existir). Ainda assim, ao receber o selo de “Blog membro da ABVP” o seu site será imediatamente reconhecido como ético e com conteúdo relevante, o que poderá abrir-lhe portas e potenciar oportunidades para rentabilizar o seu trabalho.

#10 Quais são os benefícios da ABVP?

Entre muitos outros, ao associar-se à ABVP passará a fazer parte de uma entidade legalmente representativa dos bloggers de viagem portugueses e dos seus interesses.

Aos olhos do mercado, o selo de “Blog membro da ABVP” acabará por certificar o seu site quanto à qualidade e princípios éticos que o conduzem. Uma vez filiado numa organização juridicamente constituída, com reconhecida capacidade de ação no mercado e que zela pelos interesses dos associados, é certo que inúmeras oportunidades de parcerias e networking surgirão. Confira todos os benefícios.

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