ABVP comemora o Dia Europeu dos Parques Naturais

Bloggers da ABVP assinalaram, de forma simbólica, o Dia Europeu dos Parques Naturais, chamando a atenção para lugares protegidos onde pode reconectar-se com a natureza.

Foi no dia 24 de maio de 1909 que a Suécia se tornou o primeiro país europeu a proteger várias áreas do seu território como parques naturais. Em 1999, a Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa (EUROPARC) decidiu instituir essa data como Dia Europeu dos Parques Naturais, para celebrar as Áreas Protegidas em toda a Europa. São regiões de valor incalculável para a qualidade de vida no continente europeu, e é por isso muito importante chamar a atenção para o trabalho desenvolvido na preservação dos seus ecossistemas e da sua biodiversidade.



Em 2021 e, num contexto de confinamento, o Dia Europeu dos Parques foi novamente celebrado online. Alguns bloggers da ABVP decidiram assinalar esta efeméride com publicações específicas sobre vários parques naturais em Portugal e na Europa. É nas palavras deles que vamos agora viajar.



23 QUILOS À JUSTA
Serra da Estrela, tão nossa!


“A Serra da Estrela é daqueles sítios que fazem parte de nós. Desde sempre! (…) Esta região guarda algumas das memórias mais felizes que vamos acumulando ao longo da vida. Por conseguinte, a serra é um local onde, inevitavelmente, voltamos sempre.

(…) O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa e o primeiro parque natural a ser criado. Estende-se por uma área de 101 mil hectares que abrange seis concelhos, o ponto mais alto de Portugal, a nascente de dois importantes rios, o Zêzere e o Mondego e a reserva biogenética. (…) O palmarés da Serra da Estrela faz desta região uma das mais incríveis de Portugal, com incontáveis percursos e roteiros para explorar.”


Leiam no post o roteiro que a Soraia e o Pedro propõem para conhecer o melhor da Serra da Estrela.


O BERÇO DO MUNDO
Parque Natural do Litoral Norte, entre o rio e o mar


“Mar bravo e frio, rios povoados de vida, dunas bem protegidas, algumas das paisagens mais belas do litoral português e tradições ancestrais. (…) Nem só de praias com palmeiras e águas tépidas se faz o Verão. Aqui, no Parque Natural do Litoral Norte, há nortada e água do Atlântico que raramente ultrapassa os 17°C, muitas ondas, mas também cenários perfeitos para gravar na memória. (…)

A paisagem protegida do litoral de Esposende, delimitada nos anos oitenta do século passado, transformou-se nesta área protegida em 2005, que se estende ao longo de 16 quilómetros de costa, entre a foz do Rio Neiva e a Apúlia. Com um total de 8,8 mil hectares (apenas 1,3 ha de área terrestre), o coração do Parque fica no concelho de Esposende, avançando a Norte até à fronteira com Viana do Castelo. Para além de várias praias, marítimas e fluviais, o parque inclui uma sucessão de grandes dunas brancas, pontuadas por vegetação rasteira (…). Na região podem observar-se cerca de 240 espécies de plantas, 140 espécies de aves (…).”


Há muito para ver e conhecer neste parque natural, e no post a Ruthia fala-nos de alguns dos seus belos segredos.



PASSAPORTE NO BOLSO
Parque Natural da Madeira: visitar ecossistemas únicos no mundo

“O Parque Natural da Madeira é uma área protegida que abrange cerca de 67% do território da Madeira e que se concentra no maciço central e na costa Norte da ilha. Foi criado em 1982 e trata-se de uma Reserva Biogenética que pretende preservar espécie ameaçadas e únicas no mundo, como é o caso da Orquídea da Serra. Por ser uma área de inequívoca relevância para a preservação do património natural mundial, visitar o Parque Natural da Madeira e estar em contacto com este ecossistema deve ser entendido como um privilégio. (…) Na Ilha da Madeira vai encontrar áreas de reserva natural muito interessantes para conhecer.”


No seu post, a Mónica e o Guilherme levam-nos a passear por algumas das mais belas paisagens da ilha da Madeira.



VIAJAR ENTRE VIAGENS
Parques naturais em Portugal

“Os Parques Naturais em Portugal são um conjunto de áreas protegidas em território nacional com elevado valor paisagístico, natural e/ou cultural. Estes Parques Naturais em Portugal são locais de lazer extraordinários para explorar em harmonia com a natureza, comungar de paz e tranquilidade e apreciar os modos de vida tradicionais das suas populações.

(…) Os Parques Naturais em Portugal correspondem a um conjunto de áreas protegidas com elevado valor e interesse nacional que se caracterizam por conter paisagens naturais, seminaturais e/ou humanizadas. (…) constituem espaços de integração harmoniosa da actividade humana natural mediterrânica da Península Ibérica.”


Fiquem a saber tudo sobre os nossos Parques Naturais no post que a Carla e o Rui publicaram para assinalar esta data.


VIAJAR PORQUE SIM
7 Parques para conhecer no Dia Europeu dos Parques Naturais

“Passar mais tempo em contacto com a natureza no seu estado menos humanizado traz inúmeros benefícios à vida de cada um de nós, sobretudo se a nossa sobrevivência nos obriga a habitar em ambiente citadino – como é o meu caso. E é por isso que quando viajo, seja em Portugal ou extramuros, cada vez dou maior preferência a lugares onde posso ter esse contacto mais próximo. Não faltam, felizmente, tanto no nosso país como por essa Europa (e mundo) fora, áreas protegidas e parques naturais para conhecer, cada um com as suas características únicas, todos eles maravilhosos, vários deles verdadeiramente especiais para mim – como estes de que vos falo a seguir.”


No post que publiquei destaco alguns dos meus Parques Naturais preferidos, em Portugal e noutros países da Europa.


O tema escolhido pela EUROPARC para a celebração deste ano foi “Parques naturais – a próxima geração”. É fundamental educar os mais jovens no respeito pela natureza, para que mais tarde se preocupem em manter e ampliar estas áreas protegidas que são tão importantes para nós e para o planeta.

E é igualmente essencial repensar estratégias de conservação que assegurem, no futuro, a sobrevivência e multiplicação destes parques e da sua fauna e flora – porque é da Natureza que depende também a sobrevivência da raça humana.

Partilhar
Ana C. Borges
Ana C. Borges

Gosta de passeios longos e conversas intermináveis, de ver o que ainda não conhece e rever os lugares do coração. Fotografa para memória futura. Escreve porque lhe sabem bem as palavras. Viaja por paixão – e porque o mundo é demasiado grande para ficarmos quietos. É autora do blogue Viajar porque sim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Search