Micro Influenciadores

Quem é que ainda não ouviu falar de influenciadores? 

Com o crescimento exponencial do Instagram, o termo “influencers” ou “influenciadores” começou a ser cada vez mais utilizado, especialmente por aqueles que estão ligados ao marketing activities digital.

Campanhas de marketing activities realizadas através de influenciadores têm alcançado resultados bastante positivos. No entanto, tem-se verificado um decréscimo ao nível de conversão. O público está agora mais informado e, muitas vezes, ignora os elogios dos influenciadores a uma marca, por saberem que estes foram pagos para tal. 

É aqui que o papel dos micro influenciadores ganha relevo – as pessoas estão mais dispostas a confiar nas opiniões das pessoas que conhecem e admiram; aquelas que elas sentem que darão uma opinião honesta e não apenas elogios financiados.

Mas o que são micro influenciadores? 

Os micro influenciadores são indivíduos que têm um número de seguidores reduzido, mas que são considerados especialistas nos seus respetivos nichos.

Geralmente, são bloggers e têm uma capacidade de estabelecer relações mais profundas com o seu público, garantindo um maior envolvimento. O que faz todo o sentido: um público menor significa muito mais interação pessoal e prática. Atualmente, isto é ouro no marketing.

Estatísticas demonstram que influenciadores com 1000 seguidores geraram um envolvimento 85% maior do que aqueles com 100.000 seguidores. Mais. À medida que o número de seguidores aumenta, o envolvimento tende a diminuir.

Relacionamentos autênticos

Em número mais reduzido, os seguidores tendem a ver-se como amigos e não como fãs.

Estes micro influenciadores têm uma relação bastante próxima e honesta com o seu público; portanto trabalhar com eles não coloca somente a marca ou produto à frente das pessoas certas, mas também garante uma cobertura genuína e credível nas redes sociais e blogs.

Taxas de envolvimento mais altas

Os micro influenciadores têm uma maior capacidade de engagement; uma interação mais frequente com o seu público-alvo; possibilidade de responderem a mensagens e comentários de forma mais rápida, mantendo assim um maior fluxo de interação e uma relação mais forte com o público.

Aumentar Autoridade 

Search Engine Optimization (SEO) – 3 palavras essenciais que todos conhecemos! Quanto maior for a exposição de uma marca na Internet, através de diferentes sites e artigos, maior será a sua visibilidade em motores de busca como o Google.

A maioria dos micro influenciadores também tem blogs, o que possibilita a partilha de experiências e produtos em diferentes plataformas. As menções feitas em blogs e sites têm um peso superior ao das redes sociais.

Acessibilidade

Trabalhar com um influenciador pode custar centenas de milhares de euros, apenas para um post. Isto significa que marcas e empresas mais pequenas não terão capacidade de sustentar campanhas de marketing activities deste tipo. 

Um micro influenciador é muito mais acessível. Tudo depende do número de seguidores e do envolvimento mas, em média, os valores rondam os AUS$ 1.500 (920 euros) por post/story para influenciadores com 100.000 seguidores e AUS$150 (92 euros) se tiver 10.000 seguidores (atenção: estes valores são os praticados na Austrália e estão em dólares australianos).

Realizar campanhas com micro influenciadores possibilita que marcas com verbas mais modestas, que querem implementar estratégias de comunicação digital, possam alcançar o público certo e uma taxa de conversão superior. 

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Sofia Machado
Sofia Machado

Sofia é a autora do blog Sofia na Australia. Tem uma vontade incansável de explorar o mundo e de partilhar as suas experiências com outros. Não perde por nada uma noite numa tenda, surf matinal e açai pela tarde.

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