A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

ABVP Travel Fest 2023

23 e 24 de setembro 2023

O próximo ABVP Travel Fest, o grande evento anual da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, realiza-se a 23 e 24 de setembro de 2023, em Guimarães.

Depois do sucesso das duas primeiras edições, a Câmara Municipal de Guimarães aceitou entusiasticamente o convite para acolher o festival, que acontecerá no Teatro Jordão, um grande espaço revitalizado da cidade-berço.

Os valores da ABVP – viajar (e produzir conteúdos de viagem) com ética, respeito pelas culturas e pelo planeta – estão espelhados na escolha das palestras e oradores, com o objetivo de refletir e contribuir para (re)imaginar a indústria e o mundo das viagens. São oradores nacionais e internacionais inspiradores, grandes viajantes e contadores de histórias, profissionais reconhecidos nas suas áreas de atuação.

Bilhetes

Os bilhetes de acesso ao festival estão disponíveis apenas nesta plataforma e dão acesso a todas as palestras e eventuais atividades extra, organizadas pela Câmara Municipal de Guimarães, que venham a integrar o programa do festival.

  • Preço para associados ABVP: 20€
  • Preço para não associados: 30€

Tickets

The numbers below include tickets for this event already in your cart. Clicking “Get Tickets” will allow you to edit any existing attendee information as well as change ticket quantities.
Tickets are no longer available

Nota: não se efetuam devoluções. No entanto, permite-se que entregue o bilhete a outra pessoa desde que avise a organização dessa troca, fornecendo nome e email do novo participante.

Oradores confirmados

TORBJØRN C. PEDERSEN (THOR) | DINAMARCA

Once Upon a Saga: visiting every country in the world without flying

Torbjørn C. Pedersen (Thor) poderia ser um personagem fictício, mas é bem real. Um “viking moderno”, como se autointitula. E vai estar em Guimarães, nos dias 23 e 24 de setembro, a contar a aventura épica que o levou a todos os países do mundo, ao longo de uma década, sem nunca apanhar um avião. Enfrentando a pandemia, guerras, burocracias, crises políticas, alterações climáticas, problemas com vistos, e tudo o mais que podemos (ou não!) imaginar.

Once Upon a Saga: visiting every country in the world without flying” será o tema-âncora da palestra deste verdadeiro explorador, cujo lema é “um estranho é apenas um amigo que nunca conhecemos antes” e se encontra já de regresso a Copenhaga, na Dinamarca, 10 anos e muitos milhares de quilómetros depois da sua partida para esta aventura.

JOANNA HAUGEN | ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Ethical storytelling for travelers

JoAnna Haugen é escritora, editora, palestrante e fundadora da Rooted, uma plataforma de soluções ligadas ao turismo sustentável e ao impacto social desta atividade/indústria. A JoAnna esteve envolvida no mundo corporativo durante alguns anos, mas decidiu há algum tempo optar por uma carreira de contadora de histórias – sempre focada em iniciativas ligadas à sustentabilidade, que dão prioridade às comunidades locais e ao nosso planeta.

Numa palestra provocadora dirigida a todos os viajantes – sejam ou não criadores de conteúdos – JoAnna vai estar no ABVP Travel Fest a partilhar a sua experiência, as suas preocupações, e a mostrar como podemos ser viajantes e contadores de histórias mais conscientes.

DAVE & DEB (THE PLANET D) | CANADÁ

A success story: The Planet D

Dave Bouskill e Debra Corbeil são um casal canadiano com paixão pela aventura. Depois de percorrerem o continente africano de bicicleta criaram o website de viagens The Planet D em 2008, e o trabalho que têm desenvolvido levou a que a Forbes os tenha incluído na lista dos 10 principais influenciadores de viagens. Trabalhando a tempo inteiro como bloggers, videógrafos e fotógrafos, ao longo dos anos visitaram 120 países em todos os sete continentes. Nas suas redes sociais e website acumulam mais de 1 milhão de leitores mensais, que procuram sugestões e conselhos de viagem.

No ABVP Travel Fest vão partilhar a sua história de sucesso, que os levou a trabalhar com alguns dos maiores organismos e marcas ligadas ao turismo – American Express, Expedia, Sony e Exodus Travels, entre outros – e a serem destacados por organizações como a BBC, a National Geographic e a Lonely Planet.

JOSÉ SILVA PINTO (TONSPI) | ANGOLA

Fotografia de viagens: tribos africanas

José Silva Pinto – conhecido no mundo artístico como Tonspi – nasceu em Angola mas, na adolescência, veio viver para Portugal, onde tirou um curso de Engenharia. O seu trabalho na área da Biotecnologia levou a viver em vários países até retornar ao seu país-natal no ano 2000. Este regresso às origens levou-o a querer mudar de vida e dedicar-se em exclusividade à sua paixão maior: a fotografia.

Como artista, descreve-se a si próprio como uma pessoa que conta histórias através das suas fotos, e os trabalhos que tem desenvolvido e mostrado em exposições e livros, sobretudo sobre as tribos e minorias étnicas africanas – em especial da sua Angola natal – são autêntica poesia. É sobre as suas experiências fotográficas que vai falar no ABVP Travel Fest.

JOSÉ LUÍS PEIXOTO | PORTUGAL

Escrita em viagem

José Luís Peixoto dispensa grandes apresentações: é um dos autores de maior destaque na literatura portuguesa contemporânea, tendo já recebido vários prémios de grande relevo. A sua obra encontra-se publicada em cerca de 30 idiomas e é estudada em várias universidades em todo o mundo. Para além de escritor, atualmente é também um dos grandes cronistas de viagens portugueses, e ocasionalmente lidera algumas viagens organizadas.

Muitas das suas crónicas são escritas durante as viagens que faz, ou evocam instantes memoráveis de viagens passadas, e é uma parte deste seu saber acumulado em horas de escrita por esse mundo fora que vai partilhar connosco na próxima edição do ABVP Travel Fest.

GUILHERME CANEVER (SAÍ POR AÍ) | BRASIL

Viagem pelos países que não existem

Guilherme Canever tem na sua genética o gosto pelas viagens e pelos livros. Nascido numa família de viajantes, a sua curiosidade e gosto pela descoberta foram estimulados desde muito jovem. Formado em Engenharia Florestal, tem dedicado boa parte de sua vida a viajar para lugares que fogem ao comum. Mergulhar nos aspetos culturais, históricos e políticos de cada região é sua paixão. Tanto se sente em casa num mercado de Tuaregues no Níger, como nas montanhas do Paquistão ou numa cidade-fantasma no Nagorno-Karabakh.

Destas suas viagens extraordinárias fala no blog de viagens Saí por Aí e nos quatro livros que já publicou. Um deles, “Viagem aos países que não existem”, servirá de base para a sua palestra no Travel Fest – e vai ser um enorme prazer ouvi-lo falar sobre o “lado B” das viagens!

JANEK RUBES (HONEST GUIDE) | REPÚBLICA CHECA

The anti-touristic Youtube channel

Janek (Jan) Rubeš é um jornalista, documentarista, vlogger e realizador checo. É conhecido principalmente pelo Honest Guide, um canal no YouTube que dirige com o seu amigo e operador de câmara Honza Mikulka. Em 2016, a edição checa da Forbes incluiu-o na sua lista dos 30 checos mais talentosos com menos de 30 anos, e em 2019 ganhou na República Checa um prémio importante pelo seu trabalho de investigação e jornalismo corajoso. O jornal britânico “The Independent” chamou a Rubeš e ao seu colega Mikulka “os santos padroeiros do turismo de Praga”.

Nos seus vídeos (cheios de ironia bem-humorada) dá sugestões e mostra-nos como evitar armadilhas para turistas e burlas várias em muitas cidades, com especial incidência em Praga. De certeza que a sua apresentação no ABVP Travel Fest vai ser tudo menos monótona!

ARTUR CARVALHO | PORTUGAL

Drone FPV

Os drones têm vindo a adquirir cada vez mais popularidade entre os viajantes, seja como simples complemento às câmaras fotográficas ou como ferramenta de trabalho para muitos bloggers e vloggers. Artur Carvalho é um exímio piloto português de drones FPV (First Person View), cujos canais no YouTube e outras plataformas mostram vídeos maravilhosos filmados em todo o mundo – e este ano vai ser um dos oradores do ABVP Travel Fest.

Perspetivas alucinantes, edição irrepreensível e música envolvente são as características mais marcantes dos vídeos de Artur Carvalho. Vamos ter oportunidade de ver alguns dos seus trabalhos inspiradores, perceber o segredo que faz dele um piloto de drones de sucesso, e conhecer um pouco mais da vida deste videógrafo português.

Arturo López Illana, orador do ABVP Travel Fest 2023

ARTURO LÓPEZ ILLANA | ESPANHA

Fotografia de viagens

Arturo López Illana é um viajante e fotógrafo espanhol. Começou a viajar nos anos 80 mas foi um pouco mais tarde, quando estava no Nepal, que ganhou o gosto por capturar momentos e pormenores que o deslumbram. Desde essa altura que a fotografia passou a fazer parte essencial da sua vida e das suas viagens e já ganhou vários prémios de fotografia nacionais e internacionais, além de publicar reportagens de viagem em vários meios de comunicação especializados.

É pela fotografia que partilha a forma como vê o mundo e o interpreta. Pretende que as imagens que captura falem por si e não sejam necessárias grandes explicações. Não sabe dizer se se sente mais fotógrafo ou viajante, e o seu trabalho resulta da fusão destas suas duas paixões, sobre as quais vai falar no ABVP Travel Fest.

DAVID FREITAS | PORTUGAL

Ambulance for Hearts

Líder do projeto “Ambulance for Hearts”, é também um dos dirigentes da “Na Rota dos Povos”, uma ONGD que atua em Catió, cidade no sul da Guiné-Bissau, e tem entre os seus muitos projetos o orfanato “Casa da Mamé” e o Centro de Educação Especial e Terapêutica, que dá apoio a crianças com deficiência.

David tem transformado as viagens que faz até à Guiné-Bissau em projetos pedagógicos, envolvendo jovens de várias idades, com o objetivo de chamar a atenção para as desigualdades que existem entre o norte e o sul a nível mundial. Considera-se talvez a pessoa menos preparada do mundo para fazer estas viagens, mas tem vindo a perceber que o medo não é nem um ponto de partida, nem um destino, mas um companheiro de viagem. Ouvi-lo falar no ABVP Travel Fest sobre os seus projectos e sobre o que o move vai sem dúvida ser muito inspirador!

Visitas gratuitas às atrações de Guimarães

No âmbito do ABVP Travel Fest, a Câmara Municipal de Guimarães, em conjunto com os seus parceiros locais, disponibiliza aos portadores do bilhete para o festival o acesso gratuito a um vasto conjunto de atrações da cidade. A lista completa pode ser consultada aqui.

Para ter acesso gratuito aos espaços acima referidos, é necessário fazer check-in no Teatro Jordão para recolher a sua credencial. Para tal, pode dirigir-se ao Teatro Jordão logo na sexta-feira, 22 de setembro, a partir das 10:00 – alguém da nossa equipa estará disponível para tratar do check-in.

Programa provisório do ABVP Travel Fest 2023

Programa ABVP Travel Fest 2023

Nota: o programa pode sofrer alterações, incluindo mudança de horários e da ordem e/ou dia de cada palestra.

Mobilidade – viajar para Guimarães com a CP

No âmbito do ABVP Travel Fest, a CP disponibiliza condições especiais para os comboios urbanos.

  • – Bilhete especial 2€, ida e volta, válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto, nos dias 23 e 24 de setembro de 2023, com origem em qualquer estação e destino a Guimarães (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro) – ver mapa em anexo – venda disponível entre os dias 19 e 24 de setembro nas bilheteiras CP e entre os dias 22 e 24 de setembro nas máquinas de venda automática (MVA) ou a bordo, em caso de indisponibilidade da bilheteira e da MVA;
  • – Desconto de 30% nos comboios InterRegionais e Regionais, válido para viagens entre os dias 22 a 25 de setembro – (Nota: bilhetes de ida e volta, com destino a Guimarães; não são aceites RT como forma de pagamento; não cumulativo com outros descontos em vigor; reembolsável; revalidações apenas possíveis dentro do período de desconto; disponível nas bilheteiras e revisores – quando estação não guarnecida).

Os descontos mencionados nos pontos anteriores só são válidos mediante apresentação do bilhete do evento, no ato da compra e em trânsito. Note que os comboios Alfa e Intercidades não estão abrangidos.

Vídeo da edição 2022 do ABVP Travel Fest