Travel Fest 2025: Um fim-de-semana com inspiração, viagens e espírito de comunidade

Nos dias 10 e 11 de Maio, Guimarães acolheu pela terceira vez o ABVP Travel Fest, um evento que já vai na quinta edição e reúne apaixonados por viagens, criadores de conteúdo e profissionais do turismo para dois dias de inspiração, partilha e reflexão sobre o futuro do turismo responsável.

Um evento para todos os viajantes

O Travel Fest já é um dos eventos mais relevantes em Portugal para quem vive e comunica no mundo das viagens. Foi a forma que a ABVP encontrou, desde a sua criação, de promover o convívio entre bloggers e viajantes e difundir os valores pelos quais nos pautamos: a ética na criação de conteúdos, o respeito pelas culturas locais e a sustentabilidade ambiental.

A escolha de Guimarães, cidade berço de Portugal, reforça a ligação entre o património cultural e a inovação no turismo. O Teatro Jordão continua a ser o espaço perfeito para o nosso festival. Combina história e modernidade, e tem o condão de proporcionar uma atmosfera confortável e intimista para este tipo de evento, onde a interação entre oradores e público é um dos aspetos mais importantes. E este ano contámos mais uma vez com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Guimarães, sempre assertiva, entusiasta e aberta às nossas sugestões.

Um programa variado

Sob o mote “Destinos Menos Óbvios e Viagens Transformadoras”, o Travel Fest contou com a presença de oradores nacionais e internacionais que partilharam as suas visões e experiências de vida em viagem. Não faltou diversidade no leque de temas abordados. Partilharam connosco perspetivas sobre países habitualmente menos atrativos para o turismo, como a Eritreia (António Avelar) e o Afeganistão (Diána Leskó), sobre o mundo rural (Alberto Ribas) e as tradições que persistem em não morrer (Nuno e Érica, d’O Miradouro), sobre viagens de aventura (Filipa Azevedo Coutinho) ou com animais de companhia (Anne Elisabeth Bisgaard & Bea), sobre sustentabilidade e viagens em modo lento (Anna Masiello). Como já vem sendo habitual, houve também espaço para a literatura de viagens (Tiago Salazar) e para tópicos mais direcionados para os bloggers de viagem, os desafios que enfrentam e as reflexões que temos de fazer (Melvin Böcher).

A mesa redonda moderada pelo jornalista e nosso associado Rui Barbosa Batista também se debruçou sobre questões ligadas à vida de um blogger viajante. A Inês Miranda (Sempre Entre Viagens) e a Raquel Morgado (365 dias no mundo), igualmente associadas da ABVP, juntaram-se ao Nuno e à Érica (do canal no YouTube “O Miradouro”) para lançarem alguma luz sobre “O que fazem, afinal, os bloggers de viagens?”.

À margem do evento no Teatro Jordão, e pela primeira vez este ano, a ABVP e a Câmara Municipal de Guimarães organizaram uma exposição fotográfica de rua com fotos da autoria de bloggers que fazem parte da nossa Associação. Instalada no Jardim Público da Alameda, em frente à Torre da Alfândega, esta exposição a céu aberto cruzou dois mundos muito diferentes – Guimarães e o Sri Lanka – como forma de celebrar o poder da viagem, da partilha e da arte de ver.

Promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, e em jeito de aperitivo para o fim-de-semana, realizou-se na sexta-feira a também já habitual visita guiada gratuita para descobrir alguns segredos do centro histórico de Guimarães – desta vez incluindo a Zona de Couros, a mais recente adição ao património da cidade protegido pela UNESCO.

Um dos objetivos do Travel Fest é criar oportunidades para fortalecer laços entre profissionais e entusiastas das viagens. É por isso que procuramos fomentar momentos de intervenção e de convívio, seja dando a palavra ao público no final de cada palestra, seja facultando espaço para confraternização nos coffee-breaks e à noite. Este ano contámos também com o apoio da empresa de eventos MitPenha, que nos proporcionou um final de sábado cheio de animação.

Um fim-de-semana de partilha

Para lá de um evento sobre viagens, o Travel Fest é um ponto de partida para novas ideias, projetos e colaborações. É também uma forma de a nossa Associação incentivar formas de explorar o mundo mais conscientes, a partilha de histórias que promovem a compreensão e o respeito entre culturas, e o fortalecimento da comunidade de criadores de conteúdo de viagem em Portugal.

E porque ainda há muitas histórias de viagem por contar, para o ano há mais. Daremos novidades em breve.

Crédito: Tal como sucedeu nos últimos anos, as fotos do evento são da autoria da Marília Moura.

Partilhar
Ana C. Borges
Ana C. Borges

Gosta de passeios longos e conversas intermináveis, de ver o que ainda não conhece e rever os lugares do coração. Fotografa para memória futura. Escreve porque lhe sabem bem as palavras. Viaja por paixão – e porque o mundo é demasiado grande para ficarmos quietos. É autora do blogue Viajar porque sim.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar