Blogs de Viagens e Redes Sociais

As redes sociais são uma poderosa ferramenta para a promoção e crescimento dos blogs de viagens, nomeadamente através da captação de tráfego e seguidores. Através destas plataformas digitais podes partilhar as tuas viagens de forma instantânea, algo que anteriormente não era possível.

Neste artigo vou falar um pouco das redes sociais com maior impacto para os blogs e dar algumas dicas úteis para rentabilizar a sua utilização.

Redes sociais mais importantes

Facebook 

Com mais de 2 biliões de utilizadores, o gigante das redes sociais já teve melhores dias, mas continua a ser fundamental para a promoção dos blogs de viagens.

Um elevado número de seguidores garante maior “estatuto” mas também tráfego para o blog, nomeadamente na partilha de artigos e fotos. Porém, o algoritmo do Facebook está em constante mudança e atualmente é mais difícil ganhar seguidores do que há alguns anos.   

Pinterest  

Presentemente, o Pinterest é a rede social que mais tráfego gera para o meu blog Espírito Viajante. É uma boa forma de aumentar as visualizações, através de cliques diretos de pins ou da procura de imagens nos motores de busca.

Basicamente, um pin é uma publicação, sob a forma de imagem tendencialmente vertical, onde podemos descrever o resumo do artigo com hashtags, além do link para o blog (chamados rich-pins).

A criatividade e o design dos pins são muito importantes porque o Pinterest é, acima de tudo, visual. 

Twitter 

Apesar de desvalorizado pela maioria dos bloggers de viagens portugueses, o Twitter é talvez a melhor rede social no que toca ao SEO. O Twitter tem um efeito de marketing viral, no qual os tweets se podem espalhar rapidamente pela comunidade, se forem interessantes. Desta forma, poderás ver um artigo do teu blog a subir consideravelmente nos motores de pesquisa.

Nos últimos anos o Twitter teve um crescimento significativo, uma vez que as grandes personalidades e instituições do mundo político, desportivo e religioso passam mensagens através de tweets. Hoje em dia tem mais de 300 milhões de utilizadores. 

Instagram

O Instagram é a rede social da moda. Desde a sua criação, em 2010, o número de utilizadores não parou de aumentar, levando à sua aquisição por parte do Facebook em 2012. Em 2018 já possuía mais de 1 bilião de utilizadores.

Esta plataforma direciona pouco tráfego para o blog, porque só aceita links na bio, mas pode trazer muita popularidade ao teu blog se publicares fotos e stories com qualidade.

Outras 

Mix – O Mix surgiu em 2018 pelos criadores do StumbleUpon que, entretanto, foi extinto. Esta plataforma permite que os seus utilizadores sigam as notícias, informações e recomendações em categorias já previamente configuradas, de acordo com os seus gostos. 

Flipboard – O Flipboard é relativamente novo, mas pode ser um bom gerador de tráfego se o teu artigo for divulgado. Estando ainda no seu início, será necessário esperar algum tempo para ver se esta rede consegue crescer. 

Bloglovin – O Bloglovin pode gerar algum tráfego mas, pessoalmente, não tenho muitas visitas a partir desta plataforma. De qualquer forma vale a pena registar o teu blog, pois cria automaticamente links para os teus novos artigos.

Algumas dicas úteis para utilizar nas redes sociais

– As redes sociais são importantes, mas não lhes dediques demasiado tempo. Concentra-te sobretudo em produzir conteúdo de qualidade no teu blog, é isso que garante a sua “sobrevivência”;

– Usa hashtags relevantes para o tema que pretendes divulgar;

– Instala no teu blog uma barra de partilhas de redes sociais e verifica se está vinculada a todos os teus perfis;

– Não faças demasiadas publicações no teu feed, excepto o Twitter, porque corres o risco de saturar o teu público e com isso perder alguns seguidores. Foca-te na qualidade, não na quantidade;

– O oposto do item acima, publica regularmente ou podes cair no esquecimento;

– Sê eficiente. Usa o tailwind, hootsuite ou buffer, aplicações onde podes agendar as tuas publicações nas redes sociais;

– Sê ativo nos social media de outros bloggers, comentando, “gostando” e partilhando as suas publicações. Lembra-te que o trabalho em equipa aumenta a probabilidade de êxito do teu blog;

Interage com o teu público. Responde aos comentários que aparecem nas tuas publicações, identificações ou hashtags;

– Existem vários grupos no Facebook de tarefas recíprocas nas redes sociais. O objetivo é participar em tarefas como re-pins, retweets ou likes no Instagram. É uma boa forma de criares mais “engagement” nas redes sociais;

– Monitoriza o teu tráfego gerado por essa via, utilizando o Google Analytics. Através da análise desses dados poderás encontrar uma estratégia para melhorar o desempenho da cada rede;

 – Pontualmente, aposta numa publicação promovida. Eu já o fiz e tive excelentes resultados. Dou um exemplo prático no Facebook. Quando publiquei um artigo de viagem sobre Castro Daire não promovi a publicação para todo o país mas apenas na área geográfica de Castro Daire. Só posso dizer que choveram partilhas desse texto;

Para terminar

O mundo das redes sociais é algo volátil e deves estar sempre atualizado neste tema. O que tens hoje como garantido, pode mudar amanhã. Dou mais um exemplo. Uma boa parte das visitas provenientes das redes sociais para o Espírito Viajante vinha do Google+ e do Stumble Upon. De um momento para o outro, essas plataformas foram extintas e perdi inúmeros seguidores e visitas. A solução? Tive de me adaptar e procurar uma alternativa. Comecei a apostar no Twitter e no Pinterest e recuperei o que perdi. 
Os últimos dados mostram que o Facebook está a perder terreno, já que as gerações mais jovens preferem utilizar outras plataformas como o Instagram e o Snapchat. Não ficarei surpreendido que daqui a alguns anos tenha o mesmo destino que o Google+.

O que quero dizer com isto é: “não te foques só numa rede social”. Diversifica e tenta explorar o melhor de cada uma.

Nota final: já segues todas as redes sociais da ABVP?

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Pedro Henriques
Pedro Henriques

Trabalha na área do ordenamento do território. Apaixonado por viagens, criou em 2013 o blog “Espírito Viajante” onde partilha as suas experiências de viagem em Portugal e no estrangeiro. Começou como viajante a solo mas agora só sabe viajar em família.

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