Workshop de “Escrita de Viagens” da ABVP, com Paulo Moura

Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas se essas mil palavras forem escritas com sabedoria, podem dar mais largas à imaginação do que muitas imagens.

Para nós, bloggers de viagem, a escrita tem um papel fundamental para conseguirmos transmitir o que queremos aos nossos leitores.

A pensar nisto, a ABVP organizou este ano dois workshops de “Escrita de Viagens”, um em Lisboa e outro no Porto.

Foi a primeira formação da ABVP aberta à comunidade. Por isso, em ambos os workshops se juntaram grupos heterogéneos, entre bloggers associados e não-associados, aspirantes a escritores ou simplesmente com vontade de escrever melhor, mas todos unidos por uma paixão comum: as viagens.

Em Lisboa, o workshop decorreu nos dias 15 e 16 de Abril na Fábrica do Braço de Prata, numa sala com atmosfera de outros tempos e paredes repletas de livros. No Porto, fomos acolhidos no fim-de-semana de 6 e 7 de Maio na sede da ABVP, uma casa com mais de 100 anos e repleta de história.

Grupo que participou no workshop de "Escrita de Viagens" em Lisboa
Grupo que participou no workshop em Lisboa

O formador foi Paulo Moura, jornalista, viajante, autor de vários livros e um contador de histórias fascinante.

Para lá do intuito óbvio de aprendizagem teórica e prática, nestes workshops houve espaço para trocar histórias e experiências, e para refletir sobre o ato da escrita e sobre ideias pré-concebidas que podemos e devemos questionar.

Esta formação permitiu-nos perceber que existem muitas formas de viajar quando o objetivo é escrever sobre uma viagem. E ajudou-nos a desvendar o que devemos fazer para melhorar a nossa escrita de viagens, para que cada texto seja único e interessante.

Quem esteve presente nos workshops sentiu que foram dias intensos, ricos em boa energia, conhecimento e reflexões.

Grupo que participou no workshop de "Escrita de Viagens" no Porto
Grupo que participou no workshop no Porto

Ficou a vontade de continuar a escrever, e escrever cada vez melhor – sem demasiados adjetivos, com mais verbos e sem clichés!

Partilhar
Diana Bencatel
Diana Bencatel

Museóloga e com grande curiosidade pela história dos locais que visita, adora experimentar diferentes gastronomias, comer gulodices e ler um bom livro. É co-autora do blog Explorandar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar