Fim-de-semana ABVP no Juízo

A ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses organizou um fim de semana informal de trabalho na aldeia do Juízo, em plena Beira Alta, no último mês de novembro.

Como recém-associada, tive a oportunidade de estar presente e trago-vos um pequeno relato dos dias que passámos por lá. Era já noite, numa sexta-feira chuvosa, quando a maior parte dos bloggers chegaram a esta pequena localidade do concelho de Pinhel.

A receção não poderia ter corrido melhor: ainda mal estacionara o carro e já o Sr. José – dono das Casas do Juízo, onde ficamos alojados – me estava a dar as boas-vindas à aldeia que o viu nascer. Seguiu-se um copinho de licor do Juízo e estava dado o tiro de partida para um fim de semana perfeito.

O objetivo da reunião era sobretudo trocar ideias sobre o futuro da associação, partilhar experiências, conhecer os novos associados e fomentar o espírito de grupo. A ABVP foi criada precisamente para trabalharmos em rede, tirarmos dúvidas, ajudarmo-nos mutuamente.

Por tudo isso, não tínhamos um programa muito ambicioso. Em resumo, ficámos por casa a trabalhar em conjunto, a comer e a beber bastante, e passeámos calmamente pelas redondezas.

Bloggers da ABVP

A pequena aldeia de nome caricato, com menos de duas dezenas de habitantes, luta para não ceder à desertificação do interior, e as Casas do Juízo – onde tão bem fomos recebidos – têm tido um papel fundamental nesse sentido. São um conjunto de casas de turismo rural, de diferentes tipologias, decoração primorosa e todas as comodidades para se passar um fim de semana calmo no interior de Portugal.

Pela aldeia passa um dos percursos da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal. Durante uma trégua meteorológica, tivemos a oportunidade de fazer o troço entre a aldeia do Juízo e a Ribeira do Porquinho: as paisagens são lindíssimas. Descobrimos também que existe um “cano” na aldeia destinado aos visitantes/habitantes pouco ajuizados.

Bem perto ficam vários lugares históricos como a cidade de Trancoso, a vila de Almeida, as aldeias de Figueira de Castelo Rodrigo e de Marialva, pelo que esta é uma região que vale a pena conhecer.

No domingo à tarde despedimo-nos com a sensação de missão cumprida. Trabalhámos bastante, rimos e partilhámos bons momentos juntos. Voltámos a casa com vontade de repetir a fórmula de sucesso.

Deixo-vos também alguns testemunhos de outros bloggers presentes.

“Durante um fim de semana quase triplicámos o número de residentes da aldeia, que conta habitualmente com apenas 15 pessoas. O senhor José reabilitou com amor várias casas da Aldeia do Juízo, construiu uma piscina e abriu um turismo rural. Ali, um local que não vê nascer uma criança há 34 anos, as casas esquecidas ressuscitam em aldeia histórica. Não apanhámos a taberna aberta, mas nada faltou, e assim temos desculpa para voltar.

Quanto ao convívio entre bloggers de viagem: conhecemos pessoas novas, espreitámos blogs que desconhecíamos e partilhámos visões diferentes do futuro com o mesmo propósito. Queremos, sem dúvida, repetir estes fins de semana, onde tanto aprendemos com quem mais sabe.
Raquel Morgado (365 dias no mundo)

Foi fantástico, o nosso fim de semana no Juízo. A aldeia é bonita e a paisagem que a rodeia mais ainda. Ficámos nas Casas do Juízo e não podíamos ter sido melhor recebidos – com muita atenção e bom humor, comida excelente, até mesmo uma tertúlia musical. Convivemos, trabalhámos, trocámos ideias, partilhámos experiências e rimo-nos muito. Que mais se pode pedir?
Ana C. Borges (Viajar porque sim)

Quando vinte e dois bloggers de viagens se encontram, o que pode acontecer? Conversas sobre viagens, é claro, e num lugar que nos fez viajar no tempo: a aldeia do Juízo. Resolvemos problemas técnicos de WordPress, otimizámos páginas e trocámos ideias para projetos futuros. Tudo regado com bom vinho e muita boa disposição à mistura.
Mónica Alves (Passaporte no Bolso)

ABVP na aldeia do Juizo
Parte do grupo, antes do regresso a casa

Blogs presentes no fim de semana informal da ABVP, por ordem alfabética:

365 Dias no Mundo (Tiago Pinto e Raquel Morgado)

Alma de Viajante (Filipe Morato Gomes)

Bornfreee (Rui Batista)

Explorandar (Diana Bencantel e Ricardo Mendes)

Gato Vadio (Ricardo Couto e Ana Granjo)

Ir em Viagem (Vera Duarte e Marcelo Andrade)

Marlene on the Move (Marlene Marques)

Mundo Indefinido (Catarina Gralha)

O Berço do Mundo (Ruthia Portelinha).

Passaporte no Bolso (Mónica e Guilherme Alves)

Viajar Porque Sim (Ana C. Borges).

Sempre entre Viagens (Inês Miranda)

The Wise Travellers (Sandrina e Tiago Ferreira)

Two find a way (Maria Cerejo e Rui Grilo)

Wandering Life (Catarina Leonardo)

Partilhar
Inês Miranda
Inês Miranda

Química de formação. Viajante por paixão. "Engenheira" nas horas vagas.
Autora do blogue Sempre Entre Viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar